Entrevista com Tânia Durão: a terapeuta holística e cartomante lança seu terceiro livro

*Foto de capa: Monica Aloy/ Divulgação

O mercado de terapias holísticas vem crescendo bastante, nos últimos anos, em nosso país. Massoterapia e acupuntura são as técnicas mais lembradas. Mas, existe uma ampla e diversificada área de atuação. O baralho cigano, por exemplo, além de ser considerado um oráculo certeiro também pode ser consultado de forma terapêutica.

Para entender melhor sobre essa ferramenta poderosa de autoconhecimento, o Etc e Geral conversou com a terapeuta holística e oraculista Tânia Durão. Ela acaba de lançar seu terceiro livro sobre o tema “As Cartas Ciganas e suas combinações” pela editora Autografia. A cartomante também esteve na Bienal Internacional do Livro do Rio, em 2015, divulgando o então lançamento “As Cartas Ciganas: uma visão holística”.

Etc e Geral: É possível viver somente do trabalho com Terapias Holísticas no Brasil?
Tânia Durão: Sim, é possível viver (financeiramente) somente com terapias holísticas e muitos profissionais vivem desta profissão, mas quem é autônomo deve ser organizado.

Por que você decidiu trabalhar nessa área?
Tânia Durão: Eu comecei a trabalhar aos 17 anos em seguradora e em uma delas, um colega de trabalho me recomendou estudar Reiki. Depois fiz cursos de massagens, constelação familiar, conselheira metafísica, fiz dois cursos de gestalt e um de bioenergética. Eu li uma infinidade de livros. Hoje me sinto útil e realizada como profissional. Eu decidi trabalhar nesta área terapêutica, por me identificar com o autoconhecimento.

Quais terapias holísticas você trabalha?

Tânia Durão: Eu trabalho com Reiki, massagem terapêutica, drenagem linfática, conselheira metafísica e cartomante. E hoje sou escritora também.

Como o trabalho com as cartas ciganas surgiu em sua vida? É sua terapia holística preferida?

Tânia Durão: Eu me apaixonei por um cara e tive um sonho com ele. Então pedi a uma amiga que lesse o baralho cigano para mim e no fim da consulta ela recebeu a minha cigana (espiritual), que me “ordenou” a colocar as cartas, porque ela estava cansada de esperar. Confesso que levei um susto, mas me apaixonei pelas cartas. Eu prefiro trabalhar como conselheira metafísica, como cartomante e estou amando ser escritora.

Como funciona um atendimento terapêutico com Cartas Ciganas?

Tânia Durão: Como terapia holística (holos em grego significa total ou integral), eu utilizo As Cartas Ciganas como um instrumento de autoconhecimento e sempre leio Corpo/Mente/Espírito e Passado/Presente/Futuro. As pessoas que me procuram podem esperar um atendimento acolhedor (e sem julgamento) onde elas têm a oportunidade de desabafar, falar sobre seus medos e suas dores. Assim, juntas, podemos ‘olhar’ para estas questões e encontrar soluções e escolhas mais assertivas para a autorrealização. Nas minhas consultas eu proponho uma reflexão sobre o modo como o cliente contribuiu para a sua vida chegar até aquele ponto e sugiro maneiras simples, pequenos passos para mudar o próprio comportamento.

Seria uma forma da pessoa se conectar com o próprio inconsciente então? Mas, há como prever tendências futuras também usando as cartas ciganas como terapia?

Tânia Durão: Excelente pergunta. A função de um oráculo é revelar o inconsciente (alma) do consulente. Sempre digo que não leio cartas, eu leio a alma do consulente. Por isso as cartas não mentem jamais, uma vez que o inconsciente (alma) “conhece” profundamente a pessoa que ele está animando e “sabe” qual o melhor caminho a seguir. E é ele quem se manifesta, quando o consulente “escolhe” uma carta ou combinação de cartas. Sim, as cartas mostram uma tendência dos acontecimentos, embora o consulente possa (ou não) seguir naquela direção, por fazer uso do seu livre-arbítrio.

A cartomante Tânia Durão contam como ´é carreira de uma oraculista e terapeuta holística
Fotos: Divulgação

Como funciona o atendimento de cartas ciganas pela internet? Tem alguma diferença do presencial?

Tânia Durão:Eu não vejo e não sinto nenhuma diferença entre um atendimento presencial ou online. A única coisa que eu sempre peço é concentração por parte do consulente. Os atendimentos online podem ser por skype, pelo messenger, pelo whatsapp ou através de qualquer tecnologia disponível. Também já atendi por telefone umas 4 vezes.

Quando a pessoa está com a mente agitada durante a consulta interfere no processo?

Tânia Durão: Boa pergunta. Normalmente as pessoas chegam agitadas, confusas, ansiosas e cheias de expectativas ou ilusões. Por isso o acolhimento é tão importante, para que o consulente vá se harmonizando logo no início do atendimento. A mente é uma parte do ser humano, mas quem responde e quem está no “comando” da consulta é o inconsciente (alma), por isso não há interferência da agitação da mente, entende? Ao longo da consulta o consulente vai se acalmando e sai melhor do que entrou.

Você acaba de lançar seu terceiro livro “As Cartas Ciganas e suas combinações”. E no ano passado, você esteve na Bienal do Livro (RJ) divulgando o então lançamento ‘As Cartas Ciganas: Uma Visão Holística’. Esse tema é muito explorado no mercado editorial brasileiro? Foi difícil escolher uma editora?

Tânia Durão: Fui recusada em duas editoras. Uma editora me disse que não era o seu segmento e a outra me disse que já tinha um outro autor de baralho cigano. E uma terceira editora nem se deu o trabalho de me responder. Mas tudo isso faz parte do meu aprendizado. Escolhi a Editora Autografia por sugestão de uma amiga, que também publicou os livros dela nesta editora. Fiquei satisfeita com o atendimento e acabo de publicar o meu 3º livro “As Cartas Ciganas e suas combinações”, que é inédito no Brasil, pois ninguém tinha publicado um livro exclusivo com as combinações. Ano que vem pretendo lançar mais dois livros, um de exercícios e o meu primeiro romance. Aguardem!!

Acredito que ainda há muito o que se escrever sobre o baralho cigano no mercado editorial brasileiro. Antigamente não havia publicações sobre este tema. Quero registrar o excelente livro do Andre Mantovanni, que consta nas referências bibliográficas do meu livro ‘As Cartas Ciganas uma visão holística’. E o meu amigo Alexsander Lepletier está escrevendo o seu primeiro livro e que será lançado no próximo ano. O Baralho Cigano está crescendo muito e hoje em dia as pessoas estão se interessando cada vez mais pelas cartas ciganas.

Você também tem um blog, um canal do YouTube , faz atendimentos e ainda escreve livros . É muito difícil conciliar tantas atividades profissionais com a vida pessoal?

Tânia Durão: Eu sou workaholic e tenho uma atividade mental intensa. Para mim, não é difícil conciliar tantas atividades porque tenho muita energia. Pelo contrário, me sinto aliviada por manifestar o meu lado criativo e por poder me sentir útil ao transmitir o que aprendi ao longo da minha vida. O mais difícil para mim é ter que responder um “bombardeio” de mensagens que recebo diariamente (risos). E graças á Deus tenho uma vida pessoal tranquila

Para quem está começando a carreira como terapeuta holístico, principalmente, como oraculista de Baralho Cigano, qual o conselho que você daria para os profissionais iniciantes?

Tânia Durão: Façam cursos e estudem sempre. Leiam todos os livros disponíveis e pratiquem até a exaustão. Que se dediquem com afinco, pois o esforço sempre será recompensado. Sejam comprometidos, corretos e éticos, pois isso passa credibilidade ao profissional, mesmo aos iniciantes.

Já tem novos projetos em mente?

Tânia Durão: Sempre tenho projetos em mente. Mas só posso adiantar que ano que vem pretendo lançar mais dois livros. Os outros projetos ainda são segredo, só para aguçar a curiosidade (risos).

Algum recado para os leitores do Etc e Geral?

Tânia Durão: Quero agradecer o convite para falar sobre o meu trabalho como cartomante terapêutica. Quem quiser pode entrar em contato comigo para adquirir os meu livros, o baralho Luz do Sol e os dados Luz do Sol. Aproveito para convidar a todos para curtirem a minha página As Cartas Ciganas no Facebook, onde divulgo os meus cursos e eventos. E podem se inscrever no meu canal do YouTube As Cartas Ciganas, com vídeos sobre o baralho cigano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*